Por dentro

Como funciona a validação da documentação de imóvel na Casafy?


Na Casafy, cuidamos de tudo para que o processo seja, ao mesmo tempo, o mais simples e seguro possível para você, por meio da verificação da documentação do imóvel, do proprietário e dos interessados. 

Leia também:
Quais documentos você precisa para compra e venda de imóvel
Casafy anuncia serviço direto de compra e venda de imóveis com taxas reduzidas
Como evitar prejuízo na hora de vender seu imóvel

Segundo um levantamento da Lello, imobiliária paulistana, 1 a cada 5 imóveis tem suas negociações canceladas por documentação irregular na capital. 

Para evitar esse tipo de problema, nosso processo inclui o oferecimento de Certificações (ou Selos) mostrados na plataforma que indicam o status da verificação, e garantem que você negocie apenas com imóveis já verificados, economizando tempo e dinheiro que seriam investidos correndo atrás da documentação (que pode chegar até 5% do valor do imóvel)

Veja abaixo o que significa cada um dos selos e como fazemos a validação da documentação aqui na Casafy:

Status “Em Validação”

Antes de publicar todo e qualquer imóvel na nossa plataforma, nós verificamos a documentação do proprietário e garantimos que tudo esteja dentro dos nossos padrões de qualidade e segurança.

Isso significa que recebemos informações básicas de identificação, como RG e CPF, e checamos a veracidade de informações enviadas.

Uma vez que a documentação básica tenha sido validada, o imóvel é publicado com o selo “Em Validação”, enquanto nossa equipe jurídica trabalha para obter e confirmar toda a documentação do imóvel e do dono o mais rápido possível.

Caso não seja possível comprovar alguma informação sobre o imóvel, o dono é contatado e o anúncio é despublicado.

Selo “Matrícula Verificada”

Depois de uma verificação fundamental da documentação e uma confirmação de que tudo referente ao proprietário está válido e correto, nós aplicamos o Selo Prata ao imóvel e aprovamos sua publicação.

Além da documentação do proprietário, verificada na etapa anterior, nessa fase do cadastro, nossa equipe verifica também:

  1. Matrícula do imóvel;
  2. Certidões Negativas de Débitos de Tributos e Contribuições Federais e da Dívida Ativa da União;
  3. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

Aqui, o imóvel está à poucos passos de obter o Selo Dourado, mas já garante mais rapidez e simplicidade na negociação. 

Validação “100% Verificado”

Quando concluímos o processo de validação, o imóvel publicado recebe o selo dourado 100% Verificado, garantindo que o imóvel e o proprietário tiveram toda a sua documentação verificada e não há pendências.

Ou seja, ele garante que a documentação do imóvel não só está completa, como também válida. Além disso, garante que o imóvel está apto para venda e que o proprietário não tem nenhuma pendência que possa interferir no processo.

Alguns dos documentos verificados são:

  1. Matrícula do imóvel;
  2. Comprovante de pagamento das parcelas do IPTU;
  3. Certidão Negativa de Tributos Imobiliários Municipais;
  4. Declaração de inexistência de débitos condominiais;
  5. Certidão dos Distribuidores Cíveis para Ações Cíveis em geral;
  6. Certidão dos Distribuidores Cíveis para Executivos Fiscais Municipais e Estaduais;
  7. Antecedentes Criminais;
  8. Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos do município;
  9. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  10. Certidões Negativas de Débitos de Tributos e Contribuições Federais e da Dívida Ativa da União;
  11. Existência de outras pendências ou anomalias relacionadas ao vendedor.

Com a economia de tempo, de dinheiro, e garantia que suas negociações não serão invalidadas, você terá mais tranquilidade para negociar e estipular as condições que forem mais convenientes para você, direto com o comprador.


E do outro lado?

Para garantir a segurança dos proprietários, verificamos também a documentação dos interessados antes mesmo que possam agendar a visita.

Também enviamos um Monitor Casafy para acompanhar a visita e verificar a identidade dos interessados, garantindo coerência das informações cadastradas com o apresentado no momento em que vão conhecer o local.

A documentação é verificada novamente no momento da negociação, para garantir que o tempo de nenhuma das partes seja perdido. E, é claro, que o comprador realmente está apto para adquirir o imóvel.

Faça parte desta transformação!