Guia de Bairros

Tatuapé


A região do Tatuapé tem mais de 3.000 imóveis em oferta na Casafy. A média para alugar uma residência está em R$ 2.131,55 e, para comprar, é de aproximadamente R$ 695.435,47

Conheça um pouco mais do tradicional bairro do Tatuapé, um dos redutos preferidos dos paulistanos de todas as idades, por conta de suas opções de bares, restaurantes e parques.

Leia também:
Guia de Bairros: Bom Retiro
Guia de Bairros: Aclimação
Guia de Bairros: Vila Mariana

Veja algumas curiosidades e o que o bairro oferece de melhor para você aqui no Guia de Bairros.

Separado por uma ferrovia

O nome Tatuapé vem do tupi e significa “o caminho dos tatus”. O território foi uma das primeiras regiões paulistanas a ter propriedades e comércio. Isto se deve ao fato da região ter sido parte do caminho que Brás Cubas percorreu em busca da Serra do Mar, atrás das riquezas naturais da região.

Impossibilitado de prosseguir pelo Rio Grande (Rio Tietê), fixou residência no Tatuapé e iniciou a construção de vinícolas, já que o terreno era propício para o cultivo de uvas.

No entanto, o bairro ficaria marcado com a construção da ferrovia no século XX. A construção cortou a região ao meio, fazendo com que a parte norte se transformasse numa zona industrial e a parte sul em uma zona rural. O norte do Tatuapé foi local para muitas empresas bem sucedidas, como a Souza Cruz.

Com o passar dos anos, o zona industrial perdeu fábricas e o comércio popular prosperou na região, assim como moradias populares. Em contrapartida, a zona rural se transformou em lar para famílias de classe média e alta quando o terreno foi loteado.

Caminho dos tatus, jovens, adultos…

Tatuapé é um bairro de São Paulo que consegue cativar seus moradores. Há muita gente que vive por lá que não trocaria o bairro por nenhum outro, mesmo que ele não seja considerado zona nobre.

Tatuapé é um bairro amplo, característico e histórico. A região oferece muitas opções para os moradores. A parte mais jovem pode desfrutar da imensa quantidade de bares e casas noturnas que permeiam o perímetro do território.

Parque do Piqueri (Fotografia: Viva Tatuapé)

Os mais velhos podem desfrutar de uma tranquilidade natural do bairro e de suas áreas verdes, como o Parque do Piqueri e a Praça Sílvio Romero.

Sem contar a questão do transporte, facilitada pela Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha do Metrô, e linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM), e a Metrô Carrão (também da Linha 3-Vermelha), linhas de ônibus e pela localização privilegiada, assunto que iremos mostrar mais abaixo.

Onde fica o Tatuapé?

O Tatuapé é cortado pela Marginal Tietê, e faz divisa com o Belém, Belenzinho, Penha e outros grandes bairros da Zona Leste.

A região conta também com grande variedade de comércios e dois shoppings centers, o Shopping Metrô Tatuapé e o Shopping Boulevard, ideais para quem quer morar perto de tudo.

O que os moradores acham do bairro?

A nota apresentada abaixo é a média das opiniões dos moradores e visitantes do bairro, que votaram nos critérios Segurança, Mobilidade Urbana, Limpeza, Natureza e Lazer.

Gostaria de contribuir? Deixe sua avaliação abaixo.

Segurança
1
Mobilidade Urbana
1
Limpeza
1
Natureza
1
Lazer
1
Média
  yasr-loader

Se você gosta do bairro, confira imóveis disponíveis para compra no site: