Pra morar

Portaria 24 horas remota ou presencial: qual é a mais segura?


Quando estamos escolhendo um imóvel para morar, vários fatores são levados em consideração durante o processo de busca.

A segurança é um dos itens mais procurados pelos futuros moradores. E se você deseja morar em um condomínio de prédios ou casas, a portaria é considerada a primeira barreira contra futuros invasores.

Leia também:
Quais fatores mais influenciam na compra de um imóvel?
Como serão as casas do futuro?
Checklist para uma mudança organizada e sem dores de cabeça

Mas com tantas opções no mercado, qual será a mais segura? Confira abaixo esse material que preparamos para você explicando melhor a diferença da portaria remota e a presencial.

Portaria presencial

Ter uma portaria 24 horas em um condomínio residencial pode oferecer muito mais segurança e conforto aos moradores.

A portaria presencial garante que haverá alguém à disposição a qualquer momento do dia, inclusive nos imprevistos que podem acontecer durante a madrugada.

Com um porteiro disponível durante todo o dia, o monitoramento – não só da entrada e saída, mas também de todas as áreas comuns do condomínio – é garantido.

Além do quesito segurança, a portaria presencial também facilita o recebimento de entregas e encomendas. Sem falar na possibilidade de intermediar conflitos, solicitando que o porteiro interfone em andares vizinhos pedindo redução no barulho sem se expor.

O valor desse serviço é bem maior do que o da portaria remota, mas já está inclusa no valor que é pago pelos moradores no condomínio.

Portaria remota

Com o avanço da tecnologia, muitos condomínios estão optando pela portaria remota, ainda mais por ter um custo mais acessível para o local (até 50% menor).

Neste tipo de serviço, um profissional fica conectado remotamente ao sistema de segurança e câmeras do condomínio. Ele controla a entrada e saída de moradores e carros pelo computador e tem a opção de acionar um sistema de emergência.

Por outro lado, muitos acreditam que esse método deixa moradores mais vulneráveis a furtos e roubos, tornando a portaria remota mais polêmica. Isso acontece porque o controle depende de diversos fatores, como conexão à internet, disponibilidade da energia, etc.

Qual é a mais segura?

Enquanto não solucionarmos alguns problemas, como a falta de energia e vulnerabilidade da portaria remota, a portaria presencial permanece sendo a mais escolhida entre as duas.

Isso é, considerando que a portaria seja 24 horas. Caso contrário, a portaria remota pode ser uma opção viável para garantir o controle de entrada e saída e maior segurança para os moradores.

Cabe a você decidir e pesar os prós e contras. Caso prefira um valor de condomínio mais baixo, você pode optar por prédios com portaria remota. Em outros casos, você pode escolher a portaria presencial 24 horas.


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, que tal encontrar os melhores prédios com a opção de portaria de sua preferência aqui no site da Casafy?

Temos diversas opções em todo o país!