Guia de Bairros

Pinheiros


Aqui na Casafy há mais de 2.600 imóveis em Pinheiros, ofertados a preço médio de R$ 1.036.660,81 para compra e de R$ 4.170,07 para aluguel

Conheça a região de Pinheiros, um dos bairros mais antigos de São Paulo. Com uma história que remonta ao desenvolvimento da cidade, você pode, enfim, morar numa região com uma série de opções para trabalhar e se divertir.

Leia também:
Onde morar em São Paulo? Confira os bairros queridinhos dos paulistanos
Guia de Bairros: Perdizes
Guia de Bairros: Alto da Lapa

Quer conhecer mais sobre o passado, as tendências, passeios e pontos turísticos do bairro de Pinheiros? Confira abaixo:

Uma aldeia nas margens do rio

Ainda há controvérsias sobre a origem do nome do bairro Pinheiros. Uma coisa os historiadores não entram em conflito: trata-se de um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo.

A história dele tem início com a ocupação dos portugueses no século XVI. A chegada dos estrangeiros colaborou para que os índios procurassem abrigo em outro local da cidade. O ponto escolhido foi próximo do que eles chamavam de “Rio Grande”, hoje conhecido apenas por Rio Pinheiros.

Reduto de quilombos, pontes para comércio que invariavelmente afundavam e muita miscigenação, o desenvolvimento da região acontece para valer no final do século XIX.

Bairros de Pinheiros e Butantã, em detalhe da planta da cidade de São Paulo (1924)
Bairros de Pinheiros e Butantã, em detalhe da planta da cidade de São Paulo (1924)

Devido a política de exportação do café brasileiro, muito lucro foi gerado à cidade. Então, Pinheiros passou a receber investimento e a melhorar a infraestrutura da geração que vivia por aqueles lados desde então.

O célebre bondinho de São Paulo foi implementado como uma importante via de tráfego. Os moradores ganharam o Mercado Municipal, e a semente do comércio, que anos mais tarde viria a caracterizar a região, foi plantada. Pinheiros não é apenas outro bairro nobre de São Paulo, como também uma história viva da cidade.

Todas opções

A região de Pinheiro abriga empresa nacionais e multinacionais de renome, além de dezenas de ruas emblemáticas da cidade. Por isso, a região costuma atrair diferentes tipos de perfis em suas ruas.

Se a sua preferência é música, a Teodoro Sampaio, com suas dezenas de lojas com instrumentos musicais, é uma visita certa. Se você fica encantado com o mundo da moda de grife, a Oscar Freire é uma das ruas mais emblemáticas da cidade para se deliciar com o vestuário à mostra. Se você gosta de coisas antigas, mas que permanecem como objeto de desejo, então visite a feirinha da Benedito Calixto.

A região também oferece uma série quase ilimitada de entretenimento. São bares, restaurantes e clubes noturnos que entretêm os trabalhadores e turistas na região.

Pinheiros também está bem servido por estações de metrô, trem e linhas de ônibus. São tantas opções para tantos perfis que o mais difícil é escolher uma só!

Onde está localizado o bairro de Pinheiros?

A região está localizada na Zona Oeste da capital, vizinha dos bairros de Alto de Pinheiros, Cerqueira César, Vila Madalena e Jardim Europa.

Mapa com a localização do bairro de Pinheiros.

O que os moradores acham do bairro?

A nota apresentada abaixo é a média das opiniões dos moradores e visitantes do bairro, que votaram nos critérios Segurança, Mobilidade Urbana, Limpeza, Natureza e Lazer.

Gostaria de contribuir? Deixe sua avaliação abaixo.

Segurança
0
Mobilidade Urbana
0
Limpeza
0
Natureza
0
Lazer
0
Média
  yasr-loader

Se você gosta do bairro, confira imóveis disponíveis para compra no site: