Guia de Bairros

Mooca


Localizado na Zona Leste da cidade, o bairro contém mais de 1.900 imóveis a preço médio de R$ 595.676,64 para comprar e R$ 2.334,21 para alugar.

Conheça o bairro da Mooca, um dos redutos mais característicos da cidade de São Paulo.

Leia também:
Guia de Bairros: Vila Prudente
Guia de Bairros: Ipiranga
Guia de Bairros: Aclimação

Descubra outros segredos deste simbólico bairro aqui no Guia de Bairros.

Influência do tupi-guarani

O bairro da Mooca é um dos mais identificados com a cultura italiana em São Paulo. Talvez pela enorme quantidade de famílias italianas que continuam na região, o bairro nunca perdeu o sotaque ítalo-paulistano característico.

Mas nem sempre foi assim. Antes do italianos chegarem, o território que seria chamado de Moóca era povoada por índios da tribo tupi-guarani.

O nome de batismo do bairro e muitas ruas conhecidas (Taquari, Cassandoca, Camé…) pertencem ao idioma tupi. Moóca é uma das regiões mais antigas da cidade de São Paulo e contém registros de 1556.

O desenvolvimento moderno da região aconteceria três séculos mais tarde, quando a prefeitura doou terrenos para iniciar o povoamento.

A chegada de fábricas e indústrias têxteis aceleraram o processo de urbanização, assim como o deslocamento de famílias tradicionais para a então zona industrial da cidade. Com o passar dos anos, o bairro se tornou célebre na capital pela cultura e amor dos seus moradores pela região.

Fala, bello!

Localizado na Zona Leste da capital, a Mooca se tornou um dos poucos bairros de São Paulo com identidade própria. Identidade da qual seus moradores fazem questão de enaltecer.

Torcer para a Juventus, o time do bairro que já figurou nos grandes campeonatos estaduais, comer a esfiha feita pela esfiharia mais tradicional da região, e fazer gestos com as mãos para expressar qualquer sentimento são marcas registradas deste característico bairro paulistano.

Com alto índice de desenvolvimento humano, os moradores do bairro têm a sua disposição diferentes tipos de transporte público, comércio local forte e variado, escolas particulares e públicas de qualidade e dezenas de opções para se divertir durantes os finais de semana, como clubes e restaurantes.

A qualidade de vida da Mooca e sua cultura tão característica tornam o bairro mais que especial.

Onde está Mooca?

O bairro está localizado na zona leste de São Paulo, próximo de regiões como Cambuci, Água Rasa, e Vila Prudente.

O que os moradores acham da Mooca?

A nota apresentada abaixo é a média das opiniões dos moradores e visitantes do bairro, que votaram nos critérios Segurança, Mobilidade Urbana, Limpeza, Natureza e Lazer.

Segurança
0
Mobilidade Urbana
0
Limpeza
0
Natureza
0
Lazer
0
Média
  yasr-loader

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o bairro. Que tal conferir os imóveis que estão disponíveis no site: