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Inteligência artificial no mercado imobiliário: Você sabe o que é?

Por Renan Alves em Fevereiro, 16 2021
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Renan Alves

Com o avanço da tecnologia, o número de menções da palavra “inteligência artificial” tem aumentado cada vez mais. Inclusive no próprio mercado imobiliário. Mas você sabe o que é? E como pode ajudar o seu negócio?

O que é Inteligência artificial?

A inteligência artificial, ou AI (artificial intelligence) é um avanço tecnológico que permite que computadores simulem uma inteligência similar à humana por meio de sistemas tecnológicos. Funcionando através de diversos padrões extraídos dos bancos de dados que foram coletados de sistemas por anos, criando máquinas incrivelmente inteligentes!

Quando surgiu?

Mesmo com aspectos futuristas, tudo começou no século passado. Mais precisamente em 1956, quando um professor de uma universidade americana chamado John McCarthy. Convocou um grupo de cientistas para estudar uma maneira de “ensinar” determinadas funções para as máquinas que existiam naquela época, com a finalidade de “descobrir como máquinas podem criar linguagem, formar abstrações e conceitos, resolver problemas restritos a humanos e até melhorar elas mesmas.” Curioso, não é mesmo? 

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O estudo foi um sucesso, fazendo com que a ideia tomasse proporções cada vez maiores, evoluindo até os dias atuais. (Você pode conferir o texto do convite de McCarthy clicando aqui)

E como pode ajudar no mercado imobiliário?

Mesmo sendo um mercado bem “conservador”, é notável a insegurança de muitos profissionais da área pela utilização do IA no mercado imobiliário. Ainda mais com a temida “substituição humana pela máquina" que muito é comentada com o passar dos anos. Mas não é bem assim que acontece. 

A utilização da Inteligência Artificial no mercado imobiliário, jamais irá tirar o fator humano do controle, mas sim torná-lo cada vez mais eficiente, com dados e ferramentas mais precisas. Como por exemplo:

  • O auxílio nas vendas é também com as recomendações de imóveis. Através de dados demográficos como sexo, idade e local onde mora;
  • Otimização de tempo com a qualificação de leads, fazendo com que o sistema realize a prospecção e direcione apenas os leads de valor para a sua equipe de vendas;
  • Aprendizado constante sobre quais os anúncios de imóveis os clientes estão mais interessados, podendo otimizar as campanhas de divulgação e aumentando consequentemente o desempenho. E muito mais…

O uso de tecnologia inteligente não pode passar despercebido pelo mercado imobiliário. Ainda mais com o número de benefícios que facilitarão a vida de muitas construtoras e imobiliárias. Como por exemplo o novo App inteligente da Casafy. Que promete melhorar e facilitar o processo de compra e venda de imóveis, da forma mais segura possível, garantindo a total satisfação para o consumidor.