Pra transformar

Infográfico: 7 dicas de decoração para encantar potenciais compradores


Quando anunciamos um imóvel à venda ou para locação, precisamos estar conscientes de que estamos disponibilizando nada mais, nada menos do que um produto no mercado.

Logo, é preciso priorizar três aspectos para alcançar o objetivo esperado: o público-alvo, o marketing e os atrativos. E qual a razão para isso tudo? Vamos explorar cada um desses pontos abaixo.

Leia também:
Infográfico: 5 coisas que você precisa fazer antes de receber visitas no seu imóvel
Quais documentos você precisa para compra e venda de imóvel
Como tirar as melhores fotos de imóveis para seu anúncio?

Primeiro de tudo: definindo o público que você precisa atingir, é possível pensar em qual estilo de decoração seguir, quais são os atrativos para esse público e como destacar seu imóvel dos demais.

E, uma vez que tudo esteja decorado, você pode colocar em prática a produção de fotos e vídeos, além de textos para os portais imobiliários e as redes sociais. Isso é a etapa de marketing, que atrairá mais interessados realmente interessados no seu imóvel.

Com isso, ficam faltando apenas os atrativos. O que faz brilhar os olhos dos interessados em um imóvel é a decoração.

Com ela, é possível contar uma história, enfatizar pontos positivos do imóvel e tornar mais fácil que potenciais compradores imaginem suas vidas lá, caso venham a concretizar a compra.

E como fazer uma decoração incrível que encante possíveis compradores?

Confira 7 dicas de decoração para encantar compradores

1. Despersonalização

Não podíamos deixar de começar com o grande truque para uma decoração encantadora: nada de objetos pessoais!

Por quê? Dessa forma, você pode produzir uma decoração afetiva, que converse com a memória dos potenciais compradores e resgate aquele sentimento de pertencimento.

Ao mesmo tempo, permite que os interessados ressignifiquem cada espaço, imaginando como criariam novos capítulos de suas vidas no novo lar.

Por isso, você deve eliminar objetos de higiene pessoal, porta-retratos, ímãs de geladeira,e tudo mais que posso remeter a história da sua família no imóvel, e guardá-los escondidos para as fotos e visitas.

2. Iluminação

A iluminação natural e a artificial, quando bem aproveitadas, ajudam a dar destaque aos objetos importantes da decoração, criando uma atmosfera envolvente e de aconchego.

Troque suas lâmpadas por mais novas e potentes (ou até de LED, para, além disso, economizar energia) e abra as janelas no momento de captar fotos e vídeos profissionais, para aumentar suas chances de fechar negócio.

3. Estilo

Você pode optar entre um estilo ou combinar mais de um, de acordo com a sua preferência.

Mas lembre-se de tornar a decoração o mais universal possível – ou seja, o mais agradável possível para a maioria dos gostos. E, claro, mantê-la despersonalizada, para assim atrair mais interessados no imóvel.

4. Cores

As cores podem variar bastante de acordo com o estilo escolhido, mas algo que sempre funciona é a utilização de cores neutras combinadas com pequenos objetos coloridos, que serão os pontos de destaque.

5. Composição de objetos

Faça composições elementos em estilo lateral nos ambientes, de modo a contar uma história.

Você pode, por exemplo, combinar um vaso de planta, um abajur e uma moringa (sempre procurando variar altura e profundidade), sobre uma mesa de cabeceira.

6. Memória afetiva

A mesa de jantar é um dos grandes gatilhos para despertar a memória afetiva daqueles momentos em família, reuniões e festas. Por isso, é importante trabalhar bem esse item.

Produza uma mesa bem bonita e deixe-a posta para as fotografias e visitas.

7. Staging cenográfico

Caso você precise decorar um imóvel vazio, mas não queira investir muito tempo e dinheiro, a decoração com móveis de papelão é uma boa alternativa para atrair interessados, especialmente para imóveis à venda.

Quer mais dicas?

As técnicas descritas acima nada mais são do que o Home Staging. Ele é a combinação de conhecimentos de Design de Interiores, Psicologia e Marketing para preparar um determinado imóvel de forma adequada e encantadora antes de ser anunciado para venda.

Conheça tudo sobre Home Staging no e-book completo