Pra morar

Imóvel usado ou na planta: qual é melhor para mim?


Quando a vida adulta chega, diversas decisões aparecem na nossas vidas. E realizar o sonho de comprar um imóvel é uma delas.

Durante esse processo de escolha, optar por comprar um imóvel novo ou usado é bem difícil para os “marinheiros de primeira viagem.”

Leia também:
➜ As 5 casas mais diferentes do mundo
➜ Checklist para uma mudança organizada e sem dores de cabeça
➜ 7 fatores que mais influenciam na compra de um imóvel

Para te ajudar na decisão, selecionamos vantagens e desvantagens de comprar seu imóvel usado ou na planta. Confira abaixo:

Imóveis na planta

Um imóvel na planta pode ter vários benefícios. Na maioria das vezes, ele tem um valor mais baixo do que o imóvel novo já pronto, e as opções de pagamento podem ser bem atrativas, já que são negociadas direto com a construtora.

Por exemplo, algumas oferecem condições de pagamento de 25% do valor total no período de obras, e uma entrada em torno de 6%, que pode ser parcelada em 4 vezes. Nesses casos, o restante você pode pagar em suaves prestações.

Vantagens

✔ Por ainda estar em construção, você consegue modelar o seu apartamento do seu jeitinho. Você pode escolher: azulejos, pia, torneiras, portas, revestimentos e, em alguns casos, até a disposição dos cômodos;

✔ Se for um lançamento, você consegue ter 36 meses para se programar no pagamento. Planejando à longo prazo, você consegue fazer uma poupança que te ajudará na compra da mobília, decoração, acabamentos, etc;

✔ Imóveis na planta te possibilitam o parcelamento da entrada e pagamento de 20% a 30% do valor do imóvel durante o tempo de construção.

Desvantagens

✖ Atrasos na entrega que podem chegar a 180 dias após o período previsto das obras, acordado em contrato e legais perante a lei;

✖ Por ainda estar em construção, o comprador só tem uma noção do imóvel pelas plantas e maquetes disponibilizadas pela construtora. Caso não esteja atento, o comprador pode cair em armadilhas e comprar um imóvel menor do que imaginava;

✖ Mesmo com um financiamento acessível, o comprador pode pagar mais pelo imóvel por conta das taxas que surgem durante a construção.

Imóveis usados

Imóveis usados tendem a ter os preços mais baixos em comparação aos imóveis novos. Por esse motivo, é um dos mais procurados pelos brasileiros. Mas será que é o ideal para você?

Vantagens

✔ Se uma das desvantagens do imóvel na planta é o atraso nas entregas, com os usados você não terá essa dor de cabeça;

✔ Possibilidade de conhecer o imóvel antes de realizar a compra, para ter uma visão completa do que você está adquirindo, e também quais serão os seus gastos adicionais com o local (com reformas, por exemplo);

✔ Imóveis mais antigos costumam ser maiores e em localizações mais centrais (ou privilegiadas) das cidades. Imóveis novos não trazem tanto essa possibilidade por conta da falta de terrenos e custo alto de construção nessas regiões.

Desvantagens

✖ A probabilidade do imóvel usado necessitar de reformas é bem mais alta, podendo ser uma desvantagem ainda maior se for preciso reparar a parte elétrica ou hidráulica;

✖ Condições de financiamento menos atrativas. Bancos e instituições financeiras possibilitam parcelamento de até 90% do imóvel, e a entrada é paga à vista;

✖ Quanto mais velho é um imóvel, mais difícil obter financiamento para ele. De qualquer forma, você pode tentar financiar com o Minha Casa Minha Vida, caso atenda aos requisitos;

✖ Imóveis mais antigos precisam de atualizações, como instalação de mais pontos de tomadas para os diversos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.


Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de comprar imóvel usado ou na planta, aproveite para conferir os anúncios publicados na Casafy!

Quem sabe você não encontra o lar dos seus sonhos, ou negocia condições atrativas de financiamento direto com o proprietário?