Guia de Bairros

Vila Mariana


Na Casafy, você encontrará mais de 4.216 ofertas de imóveis com valor médio de R$ 1.095.691,35 para comprar e de R$ 3.403,20 para alugar

Você conhece a Vila Mariana? A região é conhecida por ser queridinha dos paulistanos, e um dos bairros mais bem valorizados na cidade. Não é difícil se encantar pela beleza e modo do vida proporcionado pela região.

Leia também:
Guia de Bairros: Aclimação
Guia de Bairros: Consolação
Guia de Bairros: Vila Olímpia

Descubra a história e os segredos desta singular Vila aqui no Guia de Bairros.

A Vila da Mariana e da Ana

A criação da simpática Vila Mariana aconteceu quase três séculos depois do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Após a divisão territorial numa sesmaria, a Vila ainda não era conhecida por este nome.

Outros nomes viriam a batizá-la primeiro, como a Cruz das Almas, uma referência as cruzes em homenagem aos tropeiros mortos no local. Ou então, Estrada Vergueiro, por conta da trilha aberta por José Vergueiro.

No fim, vingou o nome Vila Mariana, escolhido pelo coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit. O nome era uma homenagem a sua esposa, Maria, e sua sogra, Anna.

O coronel virou um personagem importante da Vila. Além de batizar a região com o nome que perdura até hoje, ele exerceu a importante função de juiz da paz.

Atualmente, a Vila Mariana é uma das regiões mais desenvolvidas de São Paulo, ocupando a 7ª posição no ranking de desenvolvimento humano na capital, e com menor taxa de analfabetismo.

O queridinho

Localizada na zona sul da capital paulistana, a Vila Mariana se transformou numa das regiões mais valorizadas dos últimos anos. Motivos para isto não faltam, a começar pelas possibilidades de deslocamento.

Próximo à avenidas como a 23 de Maio e a Pedro Álvares Cabral, aliado a 3 estações de metrô – Vila Mariana, Ana Rosa e Santa Cruz, e dezenas de pontos de ônibus, os moradores do bairro têm inúmeras opções para ir e vir.

A Vila é muito ligada aos movimentos artísticos: Casa Modernista, a Cinemateca Brasileira, o Museu da Arte Contemporânea e o agradável Sesc regional, que oferece uma extensa programação mensal de teatro, música e cultura, estão nos perímetros do bairro.

Para quem prefere sair para comer ou tomar uma cerveja depois do expediente, encontrará muitas opções interessantes, como o já quase ponto turístico Veloso Bar. Há ofertas para estudantes (ESPM) e uma qualidade de vida bem superior à média paulistana.

Onde está localizado o bairro da Vila Mariana?

A Vila Mariana é vizinha dos bairros Paraíso, Aclimação, Vila Clementino, Vila Nova Conceição e Moema. Também é próxima da Chácara Klabin, Chácara Inglesa, Vila Gumercindo e Mirandópolis.

A região contém uma estação de metrô da Linha Azul, que também recebe o nome do bairro, como mostrado no mapa abaixo. Confira:

O que os moradores acham da Vila Mariana?

Como falado acima, é um dos bairros mais queridos e desejados dos paulistanos. Por isso, não é novidade que as avaliações do bairro sejam positivas. Confira abaixo um depoimento de um morador e entusiasta da região.

O bairro da Vila Mariana é um dos mais tradicionais de São Paulo. Muito bem localizado, próximo do centro, e de principais vias de acesso, é servido por diversas estações de metrô. Com perfil residencial e comercial o bairro tem também um perfil universitário e cultural, devido a grande quantidade de faculdades, teatros, cinemas e museus.

Fábio Skaf, diagramador e fotógrafo do Portal Vila Mariana

A nota apresentada abaixo é a média das opiniões dos moradores e visitantes do bairro, que votaram nos critérios Segurança, Mobilidade Urbana, Limpeza, Natureza e Lazer.

Gostaria de contribuir? Deixe sua avaliação abaixo.

Segurança
0
Mobilidade Urbana
0
Limpeza
0
Natureza
0
Lazer
0
Média
  yasr-loader

Se você gostou do bairro, confira lançamentos, imóveis disponíveis para venda e para compra no site: