Pra entender

Quais documentos você precisa para compra e venda de imóvel


Tudo o que você precisa saber para facilitar a documentação e negociação dos seus imóveis

Segundo um levantamento da Lello, imobiliária paulistana, 1 a cada 5 imóveis tem suas negociações canceladas por documentação irregular na capital. As restrições de crédito, débitos e processos na Justiça são os principais motivos que levam o negócio a não ser concretizado.

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Para não perder seu tempo (e dinheiro) durante a negociação do seu imóvel, e depois descobrir que ainda há documentos pendentes, selecionamos os 13 principais documentos para compra e venda de imóvel que você precisa providenciar antes de fechar negócio.

Documentos para compra e venda de imóvel

Antes mesmo de iniciar a negociação para a venda do imóvel, o ideal é providenciar a documentação necessária, uma vez que ela também comprova:

  • que você é o verdadeiro proprietário do imóvel
  • que pode vendê-lo nos conformes da justiça
  • e que o comprador está apto a adquiri-lo.

Resumidamente, são necessários ao menos 13 documentos para efetivar uma negociação de compra e venda de imóveis.

DO IMÓVEL

  1. Matrícula do Imóvel Atualizada;
  2. Comprovante de pagamento das parcelas do IPTU;
  3. Certidão Negativa de Tributos Imobiliários Municipais;
  4. Declaração de inexistência de débitos condominiais;
  5. Três últimas contas de consumo;

DO VENDEDOR E COMPRADOR

  1. Certidão dos Distribuidores Cíveis para Ações Cíveis em geral;
  2. Certidão dos Distribuidores Cíveis para Executivos Fiscais Municipais e Estaduais;
  3. Antecedentes Criminais;
  4. Certidão do Distribuidor da Justiça Federal;
  5. Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos do município;
  6. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  7. Certidões Negativas de Débitos de Tributos e Contribuições Federais e da Dívida Ativa da União;
  8. Documentos pessoais.

Variáveis na documentação

O número de documentos pode variar de acordo com a sua situação. Caso você seja casado com divisão parcial ou total de bens, é necessário apresentar também a mesma documentação do seu cônjuge.

No caso de empresa aberta em seu nome, você precisará obter também a documentação negativa de débitos sobre a empresa, e assim por diante.

Então, o número total de documentos depende de uma série de fatores, como por exemplo:

  • Estado civil
  • Imóvel ser parte de herança
  • Ter empresa aberta em seu nome
  • Empresa aberta em nome do cônjuge
  • Imóvel estar em nome de pessoa física ou jurídica

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