Pra transformar

Quais as diferenças entre os estilos moderno, contemporâneo e industrial?


São tantas as opções para estilo de decoração que fica difícil até saber qual escolher e qual é o que gostaríamos de ter de verdade.

Se as possibilidades de escolha também te confundem, vamos começar pelos três estilos que estão em destaque atualmente. Mesmo com nomes que trazem ideias parecidas, o estilo moderno, contemporâneo e o industrial possuem grandes diferenças.

Leia também:
➜ Como transformar sua sala em um cinema com menos de R$3 mil
➜ 7 dicas de decoração para encantar potenciais compradores
➜ O que é Home Staging e como usá-lo em seu favor

Para te deixar a par das tendências de decoração, explicamos o que são, as origens e trazemos exemplos de cada um desses estilos, com suas principais diferenças entre eles. Vamos lá?

Estilo moderno

Durante o século XX, aconteceu uma revolução artística, literária e cultural que tinha o objetivo de quebrar com o tradicionalismo da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas. Esse movimento ficou conhecido como modernismo.

O estilo se caracteriza pela simplicidade e praticidade. E o uso da tecnologia integrada aos ambientes é comumente encontrado nesse estilo.

Resultado de imagem para decoração moderna

As cores que mais são usadas no estilo moderno são o preto, branco, alguns tons de cinza, marrom e até mesmo o bege. Em alguns casos, as cores primarias também são usadas para dar destaques em detalhes de ambientes internos.

Estilo Contemporâneo

O estilo contemporâneo é mais parecido com o moderno, por ter sido uma das suas bases principais. Ganhou destaque no final dos anos 80, e até hoje é bem popular nas decorações de muitas casas.

Pode ser identificado como uma decoração mais limpa, funcional e simples. É um estilo mais pratico que é indispensável para nossa rotina diária.

Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Os móveis e revestimentos são sempre de cores claras. E pequenos toques de cor são bem comuns nesse estilo, como quadros, vasos de flores e até mesmo enfeites.

Estilo Industrial

O estilo industrial é marcado por alguns elementos como paredes de tijolos, cimento queimado nas paredes ou pisos, dutos de ventilação e canos hidráulicos aparentes, que garantem uma forte personalidade aos ambientes do local.

Teve início na década de 1970,quando antigos galpões foram transformados em moradias, hoje conhecidos como lofts.

Resultado de imagem para decoração industrial sala

Cores neutras são as mais comuns no estilo industrial. E, na decoração, estão presentes principalmente os móveis metálicos ou de madeira, que caem muito bem com os demais acabamentos.


Agora que você já conhece as principais diferenças entre esses estilos de decoração, que tal transformar sua casa para deixá-la do seu jeitinho?

Caso você não queira ter gastar com a reforma, dá uma olhada no site da Casafy. Quem sabe você não encontra o imóvel dos seus sonhos?