Pra entender

Qual a diferença entre corretora, construtora e incorporadora?


Se você está buscando um novo lar para você e sua família, muitas dúvidas surgiram no meio do processo. Onde começar a procurar? Imóvel usado ou na planta? Quais são os principais tipos de financiamento?

Leia também:
Por que é importante ter visitas monitoradas?
5 perigos do contrato de gaveta na compra e venda de imóveis
Portaria 24 horas remota ou presencial: qual é a mais segura?

Durante suas buscas, você pode ter se deparado com a seguinte situação: corretoras, incorporadoras e construtoras oferecendo imóveis à venda. E então surge a questão: o que são essas empresas e como elas se diferenciam entre si?

Para te ajudar a sanar algumas dessas dúvidas, preparamos esse artigo com as principais diferenças entre elas, para te ajudar a ter mais segurança e confiança na hora de comprar seu novo lar.

Confira a diferença entre corretora de imóveis, construtora e incorporadora:

Corretora de imóveis

A corretora de imoveis é responsável por ajudar proprietários a venderem seus imóveis novos ou usados intermediando a negociação.

O profissional que atua em uma corretora, é chamado de corretor de imóveis. Esse profissional é responsável por checar a validade das informações do vendedor, e oferecer os imóveis para seus clientes, a fim de gerar visitas e fechar negócio.

Apresentar o imóvel aos interessados também faz parte das atividades de um corretor, que deve estar devidamente credenciado pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para poder exercer a profissão.

Conheça os principais golpes na compra e venda de imóveis ➜

Incorporadora

A incorporadora é a empresa responsável por articular a concepção de um empreendimento a ser construído.

Com a finalidade de identificar as principais tendências do mercado, a incorporadora realiza diversos estudos de viabilidade do projeto de construção. Isso inclui estudo do terreno, de valorização da região,

Em seguida, ela trabalha em parceria com uma construtora para definir todos os detalhes do imóvel que será vendido e tornar o projeto realidade.

Por fim, ela cuida dos contratos com os compradores, garantindo que sejam cumpridos. E também realiza o relacionamento com o consumidor, servindo de intermediária entre o cliente final e a construtora.

Construtora

A construtora é responsável pela execução física de um projeto. Todas as etapas da construção civil estão sob o seu comando, como por exemplo todo projeto de engenharia, equipamentos, contratação de mão de obra e também os testes de qualidade.

É também a empresa que garante a execução do projeto dentro do prazo acordado e de toda a integridade física do empreendimento, evitando que sofra problemas, como: rachaduras, infiltrações e outras irregularidades estruturais.


Agora que você já conhece a diferença entre esses três tipos de empresa, que tal conferir os nossos artigos aqui do Tá em Casa e conhecer mais sobre o ramo imobiliário?

Aproveite também para conferir as oportunidades disponíveis aqui na Casafy, que vão desde lançamentos até imóveis usados!