Guia de Bairros

Butantã: Saiba mais sobre o bairro


Com 675 ofertas de imóveis, com preço médio de R$ 582 mil para comprar e R$ 1.714,27 para alugar, o bairro pode ser o local perfeito para você morar.

Butantã é um dos bairros mais especiais de São Paulo. Sede da Cidade Universitária e do Instituto Butantã, parte do conhecimento científico da cidade é desenvolvido na região. A construção do metrô Butantã apenas aumentou a valorização de um bairro já valorizado.

Leia também:
Guia de Bairros: Moema
Guia de Bairros: Cerqueira César
Guia de Bairros: Brás

Rota da terra dura

A história do Butantã, ou melhor, de sua formação, aconteceu há muito tempo. Antes da região ser oficialmente conhecida como a terra dura (é o significado de Butantã), ela era apenas uma rota para jesuítas e bandeirantes. Quando houve a expulsão dos jesuítas, em 1759, os terrenos que se tornariam Butantã foram confiscados pelo governo e vendidos. Em 1915, a Companhia City comprou o terreno da região e foi responsável pela urbanização nas margens do Rio Pinheiros. Com o passar dos anos, outros bairros surgiram no distrito, permitindo assim que a região passasse a ter um perfil residencial.

Iluminando cabeças

Jamais os bandeirantes teriam imaginado que a rota criada para explorar o interior da estado seria residência para dois centros de grande importância para o progresso científico nacional.

É no Butantã que a cidade universitária e suas dezenas de institutos foram construídos. Outro local de grande relevância é o Instituto Butantan, criado para estudar um surto de peste bubônica que aterrorizava os portos santistas em 1889. Hoje, a região ainda é um forte centro acadêmico e ainda é caracterizada por seus institutos, que continuam iluminando a ciência brasileira.

Conforme o bairro se afasta do ponto inicial, e consequentemente do Rio Pinheiros, o local vai se tornando residencial. Trens, metrô recém-construído e linhas de ônibus formam o sistema básico de transporte da região e permitem, descontando o tempo de deslocamento, uma viagem por toda a cidade.

Onde está o Butantã?

Localizado no zona oeste de São Paulo, o bairro do Butantã é vizinho de regiões como Pinheiros, Rio Pequeno e Jaguaré.

O que os moradores acham do bairro de Butantã?

A nota apresentada abaixo é a média das opiniões dos moradores e visitantes do bairro. Os critérios avaliados são: Segurança, Mobilidade Urbana, Limpeza, Natureza e Lazer.

Segurança
Mobilidade Urbana
Limpeza
Natureza
Lazer
Média

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o bairro, que tal encontrar o seu futuro lar aqui na Casafy?