Pra entender

7 fatores que mais influenciam na compra de um imóvel


A ideia de comprar imóvel para chamar de seu já passa pela sua cabeça, mas você não sabe por onde começar? Então, esse artigo é para você!

Primeiro, é importante conhecer os principais fatores considerados na hora da compra de um imóvel, para saber quais qualidades reconhecer e quais pontos tomar cuidado antes de tomar essa grande decisão.

Você já sabe quais são? Se a sua resposta for não, então continue lendo que explicaremos melhor o que você pode buscar durante esse processo.

Leia também:
Como usar o FGTS para comprar um imóvel
Quais são os documentos necessários para compra e venda de um imóvel

É lógico pensar que os fatores mais considerados são o número de dormitórios, valor e metragem. Mas esses são pontos que variam de acordo com a necessidade de cada um.

Abaixo, selecionamos os principais fatores que influenciam na hora de comprar imóvel, independente do momento de vida.

1. Documentação em dia 

Se você já está na busca da sua nova casa, provavelmente já aconteceu de escolher um imóvel que atendia todas as suas expectativas, não é? Mas, durante, o processo de compra, seu sonho foi interrompido quando descobriu que a documentação do imóvel não estava em dia, ou que o proprietário não estava apto para vendê-lo. 

Esse processo desanimador é responsável por 20% da interrupção nas vendas de imóvel, conforme o levantamento realizado pelo Lello.

Por isso, sempre pesquise quais são os documentos necessários para a compra de um imóvel, e se eles estão em dia para que a sua compra possa ser finalizada sem nenhum transtorno.

2. Conservação

O estado de conservação do local anunciado também é levado em consideração durante o processo de compra.

Se a propriedade estiver com péssimo estado de conservação, a probabilidade de ser vendido sera baixa. Afinal de contas, é improvável que o novo proprietário queira ter gastos adicionais ou realizar reformas no imóvel, como pintura, encanamento ou parte elétrica.

3. Garagem

Com aproximadamente 28,8 milhões de carros e 13,7 milhões de motocicletas em todo o país, segundo o Mapa da Motorização Individual no Brasil 2019, e os gastos altíssimos com estacionamentos e vagas, ter uma garagem disponível na sua casa é indispensável para a maioria dos brasileiros.

Se você tiver carro (ou intenção de comprar um), não se esqueça de escolher imóveis com esse recurso, pois depois pode não ser possível providenciar uma vaga no seu prédio.

4. Poluição sonora

Para aqueles que buscam por paz e sossego, morar próximo de bares e baladas com muito barulho talvez não seja a melhor opção, por causar futuros transtorno para os moradores.

Apesar de parecer tentador ter o entretenimento logo ao lado, durante dias de semana e em feriados, quando seria possível descansar, a ideia logo se torna aterrorizante.

O ideal é tentar visitar a região em diferentes momentos do dia para conhecer melhor como é o local, sua segurança e se é muito badalado, ao ponto de perturbar a vizinhança. Assim, você facilmente evita futuras decepções com o imóvel.

5. Segurança

Mesmo com queda na criminalidade em 22% no Brasil, o brasileiro permanece na busca por segurança. Isso é verdade principalmente para quem quer formar ou formou recentemente uma família, ou para pessoas vulneráveis que moram sozinhas.

Recomendamos que você converse com os moradores e porteiros do bairro. É uma ótima forma de conhecer a região, e saber se é seguro ou não. Existem também aplicativos que mapeiam ocorrências de crimes na região, que também são uma ótima opção para saber mais.  

6. Mobilidade

Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o brasileiro passa em média 40 dias por ano no trânsito nas capitais dentro de carros, motos, ônibus e trens.

Com esse dado assustador, morar mais próximo de meios de transportes torna mais fácil o acesso ao trabalho, à opções de entretenimento ou até mesmo de vias principais. E, lógico, torna os imóveis mais cobiçados por quem está buscando imóveis.

7. Entornos

O que há ao redor do imóvel também é um dos fatores mais considerados por quem deseja adquirir seu novo lar.

Algumas opções como comércios, restaurantes, mercados, bases policiais, podem não só facilitar seu dia a dia, como também garantir maior segurança para você e sua família.

Por outro lado, a presença de terrenos baldios ou cemitérios pode ser um agravante para optar por não comprar esse imóvel, por conta dos casos de furtos e riscos para a segurança.

A proximidade a presídios também costuma ser evitada, por conta da possibilidade de fugas. Só no 1º trimestre de 2019, foram mais de 7.000 casos, segundo os dados do Conselho Nacional do Ministério Público.


Agora que você já sabe o que é levado em consideração na hora de comprar imóvel, que tal encontrar o lar dos seus sonhos?

Aqui na Casafy, temos mais de 1.000 imóveis disponíveis em todo o país. Cuidamos de toda a burocracia e documentação, para que você possa negociar diretamente com o proprietário com mais tranquilidade.