Pra morar

6 dicas para curtir o feriadão em casa


Com o início de um novo ano, nós brasileiros teremos 9 feriados nacionais, sendo que 6 deles prolongados, incluindo o Carnaval.

Mas nem sempre temos dinheiro necessário para a viagem que gostaríamos de fazer. Ou para ir em todas as festas que queremos.

Para os introvertidos, a questão vai além disso. Nem sempre a vontade é de passar o feriadão longe de casa, ou de disputar o espaço com centenas de outras pessoas.

Leia também:
Quais são as melhores cores para ambientes internos?
Lei do Silêncio: como funciona e como garantir seus direitos?
Posso ter animais de estimação no meu apartamento?

Qualquer que seja o caso, o feriado prolongado tem que ser usado ao seu favor, para que você desfrute de um merecido descanso da rotina puxada do dia a dia.

Para que você consiga aproveitar da melhor forma os próximos que virão, fizemos esse artigo com algumas dicas para aproveitar o feriado em casa.

Quais são os feriados prolongados de 2020?

  • Carnaval: dias 24 a 26 de fevereiro (sábado a quarta)
  • Corpus Christi: 11 a 14 de junho (quinta a domingo)
  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro (quinta)
  • Véspera de Natal: 24 de dezembro (quinta)
  • Véspera de Ano Novo: 31 de dezembro (quinta)

6 dicas para aproveitar o feriado em casa

1. Colocar séries em dia ou fazer maratonas de filmes

Maratonar séries e colocar os seus filmes em dia pode ser uma ótima forma de aproveitar o feriadão em casa. E você pode aproveitar esse tempo tanto sozinho, quanto com a família e amigos.

E, convenhamos, se o ambiente da sua casa for o mais confortável possível, nós garantimos que você desfrutará muito mais!

Você já viu nosso especial que ensina a transformar sua sala em um cinema com menos de R$ 3 mil? Vale a pena dar uma conferida!

2. Aprender uma nova culinária

Que tal colocar a mão na massa, e aprender a fazer uma receita nova? A alimentação não só é parte essencial da sua nutrição e, portanto, da sua saúde, como também é uma atividade prazerosa.

Você pode aproveitar esse tempo livre para explorar culinárias novas, e se deliciar com as mais diferentes comidas que estão a sua disposição.

Os conhecimentos que você adquirir serão úteis para programar seu cardápio para a semana, receber amigos ou até mesmo para tirar um tempo para si.

E você não precisa cozinhar sozinho! Peça ajuda de amigos ou de familiares e aproveite para passar um tempo com quem você ama.

3. Terminar de ler aquele livro

Se a sua casa é bem quieta e tranquila, colocar a sua leitura em dia pode ser uma excelente forma de aproveitar o seu feriado.

Ainda mais com tantos benefícios que a leitura de proporciona, como por exemplo o fortalecimento da sua criatividade, e a diminuição do seu estresse.

A longo prazo, o hábito da leitura também é responsável por adiar o Mal de Alzheimer, e desenvolver regiões do cérebro ligadas à memória, a concentração e até a fala.

4. Organizar a sua casa

Aproveitar esse tempinho livre na sua casa para arrumar as suas coisas pode ser uma boa para quem tem uma rotina muito movimentada e não consegue colocar a casa em ordem durante a semana.

Fazer alguns reparos na sua casa também é uma ótima ideia, que pode evitar futuros transtornos e dores de cabeças. Ou até mesmo uma nova decoração, como por exemplo uma pintura, que pode ser um excelente hobby.

5. Dar uma festa

Que tal aproveitar o feriadão para fazer uma festa na sua casa para receber a sua família ou amigos?

Curtir uma festa pode ser uma excelente forma de tirar o estresse que temos acumulado na nossa rotina cansativa. Além disso, você pode ver os entes queridos e colocar o papo em dia!

Mas, é importante lembrar que você sempre deve respeitar as leis do local, e evitar futuros transtornos com os seus vizinhos. Saiba mais sobre como funciona a Lei do Silêncio e como garantir seus direitos.

6. Descansar muito

Para muitos, uma boa noite de sono já é suficiente para se sentir melhor. E ainda mais quando estudos comprovam que dormir pode ajudar na sua saúde mental.


Se mesmo depois dessas dicas para aproveitar o feriado em casa você continuar ocioso, que tal ler alguns artigos aqui do Tá em Casa ou aproveitar para encontrar a casa dos seus sonhos no seu tempo livre?