Pra morar

As 5 casas mais diferentes do mundo


Qual é o significado de casa para você? Para muitos, casa pode significar conforto, segurança, beleza ou privacidade. E, para outros, a casa é uma forma de expressão da própria personalidade, a demonstração de uma causa ou um refúgio.

Leia também:
Os 8 bairros mais procurados de São Paulo
Como usar o FGTS para comprar um imóvel
7 fatores que mais influenciam na decisão de compra

As casas também mudam muito de acordo com a cultura, local, arquitetura, época e pelas tendências que as influenciam. Mas o quão diferentes elas podem ser umas das outras?

Para mergulhar a fundo nesse universo, fizemos pesquisas extensas e descobrimos as 5 casas diferentes ao redor do mundo. Vamos conhecê-las?

5 casas diferentes pelo mundo

1. A casa-avião

Quando chegam as tão esperadas férias, o desejo da maioria das pessoas é viajar.

E, mesmo com tantas opções de transportes disponíveis, viajar de avião sem dúvidas acaba sendo a mais atrativa, pela questão do tempo e do conforto. Ainda mais com serviços de bordo e as paisagens incríveis que podemos apreciar do alto.

Viajar de avião parece legal, mas você já se imaginou morando em um? Para muitos pode parecer meio impossível, ou até inusitado.

Mas isso não impediu o brasileiro apaixonado por aviação, Geraldo Araújo, de 65 anos, de realizar o seu sonho. Após um investimento de mais de R$ 20 mil e 2 anos de muito trabalho, Geraldo construiu uma casa que ficou conhecida como ponto turístico de Rondônia.

Com o formato de um Airbus, quem visita a casa tem a sensação de estar dentro de um avião comercial.

A casa conta com assentos, janelas arredondadas e até mesmo um cockpit de piloto, que imita a cabine de um avião de verdade. 

2. A casa de 1m²

Durante o processo de pesquisa para comprar um imóvel, uma das informações que mais queremos saber é quanto custa o tal do metro quadrado.

Muitos fatores são levados em consideração na hora de calcular o valor de um imóvel. Alguns deles são, por exemplo, a localização, a idade do imóvel e os benefícios que a região oferece.

E, lógico, quanto maior a casa, maior será o valor a ser pago pelo imóvel. Mas e se você morasse em uma casa de apenas 1 metro quadrado?

Um arquiteto alemão inventou o que foi considerado a menor casa do mundo. Com apenas 1 metro quadrado, a mini-casa só tem espaço para uma única pessoa sentada, mas é possível ser transformada em cama quando é deitada no chão. 

O imóvel pode ser adquirido por qualquer um, pela bagatela de 250 euros (aproximadamente R$ 1.126,83). Mas o público-alvo são os moradores de rua, que podem contar com essa ótima opção para fugir do rigoroso inverno alemão, e com a vantagem de poder levar seu metro quadrado para qualquer lugar.

3. A casa de pedra

Aqueles que tiveram as suas infâncias nas décadas de 60 a 90 provavelmente já assistiram o desenho animado Os Flintstones.

O desenho animado se passava na era pré-histórica, e os personagens principais viviam em casas de pedra. Os móveis também eram feitos de pedra, e as casas tinham sistemas hidráulicos e elétricos complexos, utilizando dinossauros de estimação.

Inspirados pelos personagens, a família portuguesa Rodrigues construiu uma casa inusitada de pedra em 1972, que acabou sendo apelidada de “Casa dos Flintstones”.

Para a construção da casa de pedra, foram usadas 4 grandes rochas e muita mão de obra. As portas são feitas de aço e os vidros são à provas de balas. Em seu interior, conta com mobília e escadas feitas de troncos, e um sofá feito de madeira de eucalipto que pesa 350 quilos

O imóvel está localizado na Serra do Fafe, no norte de Portugal. Apesar de não ser aberto para visitação, isso não impede os turistas de tentar dar uma espiadinha pelas janelas da incrível construção.

4. A casa transparente

Para os tímidos ou aqueles que valorizam sua privacidade, essa definitivamente não é a sua casa ideal.

Conhecida como “Casa NA”, o imóvel localizado em Tóquio foi projetado pela Sou Fujimoto Architects para um jovem casal que queria morar em uma casa totalmente transparente.

Inspirada na estrutura de uma árvore com vários galhos, a casa tem a área total de 914m² e 21 pisos individuais, constituídos de metais, vidros e estrutura em aço

Apesar da transparência, a casa conta com cortinas e partições temporárias para garantir a privacidade de seus moradores.

E você, teria coragem de morar em casas diferentes como essa? Deixe um comentário abaixo!

5. A casa torta

Inaugurada em 2004, uma casa chamada Krzywy Domek (Casa Torta, em tradução literal) tem encantado muitos turistas na cidade Sopot, no litoral da Polônia. 

O imóvel inusitado chama a atenção por ser feito de linhas tortas, dando a impressão de ter saído de uma obra surrealista do pintor Salvador Dalí.

São mais de 4 mil metros quadrados, que foram transformados em centro comercial, com diversos restaurantes e lojas e até mesmo exposições artísticas.

Também há um espaço exclusivo para que os visitantes deixem a sua assinatura na parede, conhecido como “The Wall of Fame”. A inspiração para o mural veio da famosa “Walk of Fame”, localizada em Hollywood.

Para quem deseja visitar, a casa está localizada na Bohaterów Monte Cassino 53, na Polônia.


Agora que você já conheceu 5 casas diferentes ao redor do mundo, que tal encontrar a casa dos seus sonhos na Casafy?