CRIAR O PERFIL DO MEU IMÓVEL IDEAL
negociação negociação direta Pra negociar comprar imóvel

O que perguntar para o proprietário antes de comprar um imóvel

Por Renan Alves em Janeiro, 27 2020
Voltar
Renan Alves

Antes de realizarmos o tão querido sonho da casa própria, temos que tomar cuidado para não cair em tentação.

Durante a negociação, parte essencial da compra e venda de imóveis, é importante não só tirar as dúvidas em relação ao imóvel, como também fazer questionamentos difíceis que vão te poupar dores de cabeça no futuro.

Leia também:
➜ Os 7 fatores que mais influenciam na compram de um imóvel
➜ Como usar o FGTS para financiar meu imóvel?
➜ Quais documentos você precisa para compra e venda de imóvel

Antes de fechar qualquer negócio ou assinar qualquer contrato te intenção de compra, é importante se atentar em alguns detalhes para que não tenhamos decepções e nem futuros transtornos.

Confira 4 perguntas para fazer para o proprietário do imóvel antes de adquiri-lo:

1. A documentação está em dia?

A documentação do imóvel é considerado umas das etapas principais durante o processo de compra e venda.

Questionar o proprietário se a documentação está em dia é essencial para evitar futuros problemas com a justiça. Parece improvável? Pois saiba que, em São Paulo, 1 a cada 5 vendas de imóveis é invalidada na por problemas na documentação.

Aqui na Casafy, temos uma equipe jurídica especializada em direito imobiliário, que trabalha incansavelmente para verificar e validar todas as documentações dos imóveis antes de serem anunciados no site.

2. Qual é a idade do imóvel? Ele já passou por reformas?

Saber quando foi construído e quais reformas foram feitas no imóvel são perguntas essenciais para fazer para o proprietário.

Por que essas informações são importantes?

"Se a propriedade estiver com péssimo estado de conservação, a probabilidade de ser vendido será baixa. Afinal de contas, é improvável que o novo proprietário queira ter gastos adicionais ou realizar reformas no imóvel, como pintura, encanamento ou parte elétrica."

7 fatores que mais influenciam na compra de um imóvel

Sabendo a idade do imóvel e as reformas já realizadas, você terá total conhecimento sobre as condições de conservação e possíveis reformas que terá que fazer.

Por exemplo, se o prédio tem mais de 20 anos e a rede elétrica nunca foi renovada, é possível que a instalação não aguente muitos aparelhos (ou aparelhos muito potentes como geladeira e ar condicionado) ligados ao mesmo tempo.

3. Como estão as parcelas do IPTU?

Pouca gente sabe, mas o IPTU é um tipo de imposto vinculado à unidade habitacional e não ao proprietário. Isso quer dizer que, uma vez vendido, o novo proprietário "herdará" todas as dívidas pendentes e futuras para poder regularizar sua situação.

E se não for paga, esta dívida poderá acarretar no confisco dos bens do novo proprietário do imóvel.

Para evitar quaisquer dores de cabeça, peça ao proprietário pelo comprovante de pagamento das parcelas do IPTU. E confira também toda a documentação necessária para a compra e venda segura de um imóvel.

4. O que está incluso no valor do condomínio?

Se o imóvel que você deseja comprar tiver taxa de condomínio, procure perguntar para o proprietário: o que está incluso nesse valor?

Na grande parte das vezes está incluso a zeladoria, o pagamento de toda equipe de limpeza e, em alguns casos, até mesmo os porteiros.

Outra vantagem de perguntar a idade do prédio? Prédios mais antigos podem precisar de mais reformas, o que aumenta o valor do condomínio para adquirir mais caixa ou para consertar o que é necessário.


Conhecendo 4 dicas de perguntas para fazer para o proprietário, você esá pronto para encontrar o imóvel dos sonhos e negociá-lo direto com o vendedor.